De volta e que comecem os jogos!
16:42Essa semana que vem começa a semana de provas lá na faculdade, e para testar meu conhecimento e também dar uma estudada com vocês, para os que são curiosos ou também estão estudando junto comigo vamos dar uma entrada à matéria de Desenho Técnico, ela é estudada pelos cursos de Engenharia, Design, Design Gráfico e Moda, podendo ser comum também para Arquitetura e Publicidade e Propaganda, ao que tudo indica essa matéria é focada em esmiuçar a técnica do desenho industrial, em larga escala, iniciar os estudos da linguagem gráfica para a criação de peças e a utilização correta de linhas, pontos, e toda uma sequencia de códigos utilizados nos desenhos para serem reproduzidos pelos engenheiros civis e por máquinas de produção.
5 tópicos que precisam ser fixados na mente do estudante para possíveis classificações, são eles:
1. Quanto ao aspecto geométrico:
Desenho Projetivo-
a) Vista Ortográfica
b) Perspectiva
Desenho Não Projetivo-
a) Gráficos
b) Esquemas
c) Diagramas
d) Organogramas
2. Quanto ao Grau de Elaboração:
a) Esboço
b) Desenho Preliminar
c) Croqui
d) Desenho Definitivo
3. Quanto ao Grau de Pormenorização
a) Desenho de Componente
b) Desenho de Conjunto
c) Desenho de Detalhe
4.Quanto ao Material Empregado
Lápis, pincel, caneta, etc...
5.Quanto à técnica de Execução:
a) À mão (linha tortuosa)
b) À máquina (Linha esquematizada)
Quanto ao Modo de Obtenção:
a) Original
b) Reprodução
1. Cópia
2. Ampliação
3. Redução
Fixando isso, nós temos os tipos de linhas mais utilizados nesses desenhos industriais, que são eles:
A e B - Contínua estreita e larga (as mais comuns para arestas e contornos visíveis)
C - Contínua estreita à mão livre
D - Contínua estreita à zigue-zague
E e F - Tracejada estreita e larga ( Contornos não visíseis, arestas invisíveis)
G - Traço e Ponto - linhas de centro, linhas de simetria, trejetórias.
H - Traço e Ponto e na Mudança de Direção - H1 - Planos de Cortes.
J - Traço e Ponto Largo - Indicação de Linhas com Superfície com Indicação especial.
K - Traços e Dois Pontos - Contornos de Peças Adjacentes, Posição Limite entre Peças Móveis, Linhas de centro de gravidade, detalhes situados no plano de corte.
Pra finalizarmos os estudos dos conceitos sobre a execução do Desenho Técnico Industrial temos o tópico que aborda quando duas linhas coincidem em um desenho, temos uma sequencia de prioridades para qual aparece em destaque como:
1) Arestas e Contornos Visíveis. Linha A.
2) Arestas e Contornos Invisíveis. Linha E ou F.
3) Superfícies de Cortes e Seções. Linha H.
4) Linhas de Centro. Linha G.
5) Linhas de Centro de Gravidade. Linha K.
6) Linhas de Cota e Auxíliar. Linha B.
Com isto fixado, nós temos ainda o estudo das noções básicas das Principais Perspectivas Usadas em Desenho Técnico:
Primeiro precisamos saber que estamos trabalhando com Axonometria, o que seria esse conceito?
É um termo muito utilizado no meio Técnico, que significa projeção cilíndrica em que as figuras são referênciadas a um sistema ortogonal de três eixos que formam um triedro. A perspectiva axonométrica, também chamada de perspectiva paralela, é uma projeção cilíndrica prtogonal sobre um plano oblíquo em relação às três dimensões do corpo a representar.
1. Perpectiva Central ou Cônica ( Nessa temos a utilização dos pontos de fuga nas perspectivas, 1, 2 e 3 pontos de fuga, onde o Ponto de Vista (P.V) do Observador muda conforme a inclinação e o posicionamento da altura (h) do objeto em relação à linha do Horizonte e ao campo de visão do indivíduo
.
2. Perspectiva Axonométrica
a) Oblíqua: Dentro dela temos: Cavaleira e Militar.
b) Ortogonal: Isométrica, Dimétrica e Anisométrica.
Isométrica: X= 30º Y= 30º Z=X=Y= 1
Dimétrica X= 7º Y= 42º X= 2/3
Cavaleira = X= 1/2 Y= Linha de base X= 45º
Militar= X=30º Y= 60º Z= 2/3
E pronto, está feito nosso resumão dos tópicos mais importantes pro primeiro módulo de Desenho Técnico! Espero ter auxiliado nos estudos de vocês e boa sorte pra gente na prova galera! Abraço pra vocês!
Nicole Dmn
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