Eleições 2016 e Macroeconomia.
12:45Bom dia pessoal, como vocês vão? Hoje está acontecendo as eleições municipais para Prefeito e Vereador em todo o Brasil, e como amanhã tem prova de Macroeconomia, vou aproveitar e fazer o resuminho pra vocês também, que nem fiz com Desenho Técnico! Assim ajudo o pessoal que tem dúvida e já fixo o conteúdo!
Vamos lá, existem alguns conceitos que precisam ser fixados na nossa mente pra iniciarmos os estudos em Macroeconomia que é o estudo em escala global de meios estatísticos e matemáticos os fenômenos econômicos e sua distribuição em um determinado setor. Pra começar temos o conceito do PIB, esse é muito importante pois significa o valor do mercado e todo o seu agregado, é todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um dado momento, pode-se dizer que o PIB seja o FLUXO, ou seja, toda a produção nacional, e o ESTOQUE sejam máquinas para a produção em escala.
Temos também o PNB, Produto Nacional Bruto, tudo o que é confeccionado no país, em solo nacional, todos os recursos, ou seja a RENDA, PIB é a PRODUÇÃO e PNB a RENDA.
Vale lembrar que PNB+PIB - RLRE = Renda Líquida Recebida do Exterior, pode ser um valor positivo ou negativo. Se o país gasta mais importando ( comprando matéria prima externa ) seu PNB é menor que o PIB, se venda mais para o exterior, e recebe mais renda do que gasta, seu PNB é maior que o PIB.
Temos também o conceito de Demanda Agregada, que é a mensuração do fenômeno econômico através do gasto dos agentes econômicos.
DA= Y= C+I+G+(X-M) - Exportações e Importações.
Y= PIB
C- Consumo = Bens duráveis, Não duráveis e Serviços.
I - Investimentos
G- Gastos do Governo
X- Exportações
M- Importações
Além desses conceitos temos um importantíssimo que é o da Moeda, dentro desse, temos as funções da moeda, que são:
a)Meio de Troca.
b) Unidade de Conta.
c) Reserva de Valor.
Além disso temos a função importante e principal do Banco Central na Economia Nacional (Bacen), onde ele é responsável por regular a moeda e o crédito, em níveis compatíveis com o crescimento do produto, sua principal função é controlar a oferta (emissão) de moeda e também o poder de compra da moeda, realiza operações de venda de títulos públicos, é o Banco depositário das reservas internacionais do país, empresta aos bancos comerciais.
Destruição da Moeda: quando há redução do volume de meios de pagamentos (M0 e M1).
Além de todas essas ferramentas o Banco Central também utiliza de outras para seu funcionamento dentro da economia. são eles:
a) Depósito Compulsório: O governo, reduzindo a taxa de depósito compulsório, os bancos comerciais poderão reter uma fração menor de seus depósitos (clientes) como reserva, podendo conceder os empréstimos no mercado. O compulsório obriga os bancos à colocarem parte dos recursos captados dos clientes, via depósito à vista, a prazo ou à poupança para o Bacen.
b) Taxa de Redesconto: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos à uma taxa de juros conhecida como taxa de redesconto. Quando o Banco Central aumenta a taxa de redesconto, os bancos comerciais ficam desencorajados a tomar (ou ceder) empréstimos, e quando diminui ele encoraja os bancos à tomarem esse valor, consequentemente a economia aquece.
Temos também o conceito de Inflação, que é o aumento de preços de forma geral em um país.
O certo, quando se tem equilíbrio entre Y e DA, porém pode ocorrer de o PIB ficar maior que a Demanda Agregada, quando ocorre uma Deflação ou Recessão e o inverso, é a Inflação, ou o aumento geral de preços.
Inflação de Oferta ou de custo é quando o nível de demanda permanece o mesmo, mas os custos de produção aumentam.
As causas podem ser diversas: Aumento dos Preços, aumentos salariais, e nos custos de matéria-prima, aumento de impostos, estruturas de mercado.
Inflação Inercial: Processo automático de realimentação dos preços. A inflação corrente é derivada das inflações passadas.
0 comentários